terça-feira, 30 de março de 2010

As histórias de uma lata de sardinha

Ah... o calor humano! As conversas alheias...A luta pelo seu metro cúbico de desconforto. Ah! os fétidos suores, os empurrões, cutucões, as más intenções. As más, as boas e as terceiras!

Existe coisa mais peculiar que um ônibus coletivo? Este elemento tão presente na vida de tantos brasileiros no dia-dia. Hoje quero compartilhar algumas reflexões acerca deste universo paralelo. Creio que uma imensa parte da minha vida eu tenho passado dentro de um. Desde que me conheço por gente.

Quantas histórias! Quantas pessoas distintas! Quantas experiências interessantes, desagradáveis, estapafúrdias e até mesmo agradáveis se passam dentro deste lugar comum de seres humanos civilizados (ou pelo menos deveriam ser).

Dentro de um coletivo você pode encontrar o amor da sua vida! Ou não. Você pode começar uma bela amizade, pode conhecer realidades muito diferentes da sua. O que dizer das brigas? Quanta baixaria! O que dizer dos casaizinhos indiscretos com os estalos tão irritantes de suas bocas atrevidas? O que dizer daqueles que passam mal, desmaiam, regurgitam... O que dizer dos bêbados? Coisas que tornam a viagem já não tão agradável em uma experiência um tanto quanto traumatizante.

E aqueles celulares em alto volume? Tem coisa mais irritante que gente dessa laia? Acreditando piamente que pode invadir o espaço sonoro alheio com sons quase nunca interessante aos demais? Que vontade de explodir aquelas coisas!

Cada sujeito estranho... Eu poderia listar quantas criaturas estranhas eu encontro e postar toda semana um relato esdrúxulo. Três exemplos da semana passada pra cá: Um senhor grisalho com um caderno na mão colando um adesivo de Punk Rock ou coisa parecida... coisa estranha...
Uma menina de calças rasgadas, Allstar, gorro de lã no estilo "Chaves" na cabeça e uma camiseta com a inscrição "perigo: Psicopada em tratamento".

Outra ainda: estava eu tão tranquilo quando notei que o ônibus demorava para sair do ponto onde havia acabado de parar. Uma moça do lado de lá da catraca começa a discutir com outra moça de jaleco branco que acabara de embarcar para convencê-la a sair e a voltar para a clínica da qual ela havia fujido. Logo, do lado de fora, muitos outros de jaleco se juntaram para aguardar a moça. No meio da discussão, uma mulher se levanta e se aproxima brigando com o motorista dizendo que estava atrasada e não queria perder tempo por causa de loucos no ônibus. O motorista retrucou com a mesma grosseria. Fiquei pensando comigo: que atitude mais egoísta, desumana, imbecil e grosseira???

Meu!! Quanta gente estranha nesse mundo! Da onde surgem!? Enfim.
Quem sabe um dia destes eu tenha outras histórias bizarras para contar. Não vai demorar muito.

Obrigado pelos minutos da sua atenção. Eu poderia estar roubando, matando, mas estou aqui mendigando um pouco da sua atenção para este Lar de textos solitários. Não vou vender canetas que não funcionam a um real, mas eu agradeço por ter lido até aqui! Abraço!

7 comentários:

  1. Este é o japa, sempre encarando o mundo de uma maneira poetica.. busao é embasado mano hehehe

    ResponderExcluir
  2. haha... e vou dormir me lembrando de várias situações vistas e vividas em busões nessa vida de proletariada... huahuahuahuahua

    ResponderExcluir
  3. É, Thiagão. Padeço disso também todo santo dia.

    ResponderExcluir
  4. Estou indo pra casa de INTER 2!
    é "nóis no busão"!
    [ ]s

    ResponderExcluir
  5. Thi, to me rachando de rir... Ja aconteceu de tudo comigo tambem... Ja vi gente brigando, ja vi motoriasta arremessando gente que entrou pela porta 3 do biarticulado, ja vi gente conversando no celular como se tivesse em casa contando coisas que nem comento.E cheiro de "cece"? Sete e meia da manha tem gente que ja ta na catinga de sovaco... fala serio!?
    Agora, os regorgitos... Vamos combinar que os motoristas auxiliam para que isso aconteca... Dirigem como se estivessem levando animais para execucao...
    Eu tive uam crise de riso lembrando da sua voz no" eu poderia esta matando, roubando ou me prostituindo"...ahahahah ai thi... saudade

    ResponderExcluir
  6. Acrescentei o resto da frase do povo que vende caneta dentro do onibus. ahahahahahaha foi a empolgacao.kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  7. hehehe essa é minha amiga Cami! Saudades de vc!!! Muito obrigado!

    ResponderExcluir