quarta-feira, 28 de outubro de 2009

O salto

Lá estava eu a dez metros do chão. Tudo o que se podia ver da plataforma eram árvores e o chão distante. A maioria já havia pulado e eu sem o menor nervosismo havia subido cada degrau, mas ao chegar em cima foi bem diferente.

O brinquedo chamava-se swing. Uma plataforma no meio das árvores, na base da Jocum: um lugar fantástico onde você pode desfrutar da natureza, esportes radicais e tirar um tempinho pra refletir sobre a vida.

As pessoas sobem, sentam-se, caem. Enfrentam quase 10m de queda livre até a corda se esticar e se transformarem em um pêndulo humano.

Eu me sentei, olhei para baixo, suspirei. O instrutor engatou a corda no mosquetão do meu sinto. A corda puxava meu corpo para frente. O medo é inevitável! Você não vê a corda! Ela se perde da sua vista por causa da altura vertiginosa. Na sua mente, você se esquece que está seguro. No momento é só você, prestes a cair.

O instrutor checou o equipamento e disse: "ok, agora é contigo". "Hã?" perguntei.
"Sim, agora é com você. Quando quiser...". Olhei para ele e perguntei com um nó na garganta: "Você conta?". "Sim, claro! 1...2..3...e...".

Alguns longos segundos depois de contar 3, me lancei no imenso vazio.
Não consegui gritar. O ar sumiu dos meus pulmões! E depois da grande queda, balancei nos ares suavemente. A sensação é maravilhosa! Uma sobrecarga de adrenalina acompanhada de um embalo delicioso. Logo que desci uma exclamação: "Quero ir outra vez!".

Aquilo me trouxe uma reflexão. Uma experiência altamente recomendada para conhecer a sí mesmo: É a coisa mais comum dizer que a vida é feita de decisões. Elas são inerentes à nossa existência. No entanto, nem sempre sabemos como lidar com elas.

Na hora em que se precisa ousar, lançar-se em um novo desafio, como você reage? Se algo acontecer com você, cuja unica saída seja pular sem saber se vai dar certo ou não, o que você faz? Naquele mesmo dia, o momento do salto não saiu da minha cabeça. Não consigo esquecer que eu exitei. Tive medo e por pouco deixo de experimentar uma sensação nova.

No momento em que Deus colocar uma destas oportunidades à sua frente, mesmo sabendo que você estará seguro, porém sem ver a corda: você pula?

Nossa reação natural é travar. A adrenalina se encarrega de fazer sua mente exitar. Porém, em quantas situações será preciso se lançar para alcançar o novo? Você tem fé em Deus e confiança o suficiente? Você tem a ousadia que precisa?

Demorei para postar novamente, mas esta é uma das coisas que gostaria de compartilhar com você aqui. Pensemos em como superar nossos desafios e vencer o medo dos abismos da nossa vida. Sempre firmados em verdades que nos sustentam.

Grande Abraço!
Thiago


Um comentário:

  1. Ótimo texto, Thiago!
    E é bem assim. Somos muito Tomé. Se a gente não ver a corda, se a gente não estiver com uma garantia nas mãos, a gente deixa de desfrutar oportunidades importantes.
    Valeu pela aula!

    ResponderExcluir